Extremamente sofisticadas e atemporais, na minha opinião, as pérolas elevam qualquer composição de roupa. São sem dúvidas as minhas queridinhas e nada mais justo do que serem a estrela do meu primeiro post nesse blog.
Quando penso em uma composição com pérolas já me vem em mente Jacqueline Kennedy ou Gabrielle Coco. Icones da elegância e fontes de inspiração até os dias de hoje.
Eu tenho alguns acessórios em pérolas e uns outros ainda de “pérolas” artificiais que possuem um revestimento de vidro. Mas como eu ando fazendo um “upgrade” dessas “pérolas” artificias para pérolas cultivadas, senti que precisava estudar um pouco mais o assunto e no meio das pesquisas acabei tomando ainda mais gosto por esse mundo.
Nas últimas semanas eu visitei algumas joalherias, e admito, fiquei chocada com o despreparo dos vendedores de algumas; cospem informações erradas ou sequer sabem o tipo de pérola que estão vendendo. Bom, eu estou falando de um item que pode custar mais de 5 mil reais, como um colar todo em pérola de água doce. Quando você paga 5 mil reais em algo você quer saber o que está comprando, não basta apenas saber que são lindas bolinhas brilhosas. Então leia esse post e já chegue informada na joalheria (ou informado, para os cavalheiros que pretendem presentear uma pessoa especial com um belo par de brincos de pérolas).
Mas falando de valores, as pérolas também são bem democráticas. Existem as naturais, as cultivadas, as de água doce, de água salgada, com diferentes formatos e brilhos que influenciam no seu preço. Um acabamento em ouro ou não também vai contribuir aí para o valor final da jóia.
Antes de listar meus acessórios favoritos que podem servir de inspiração para quem está tomando gosto agora pelas pérolas e não sabe por onde começar (parte 2 desse post), eu vou falar dos tipos de pérolas.
De maneira geral, o que mais se vê vendendo são pérolas Akoya ou de água doce. Akoya e pérolas de água doce são ambas pérolas cultivadas. As pérolas Akoya vêm de ostras de água salgada, enquanto as pérolas de água doce vêm de mexilhões de rios e lagos. As pérolas de água doce também são mais baratas e podem ser mais irregulares e maiores também. Então já deu para notar que tamanho não é documento quando se fala de pérolas, diferente do nosso amigo diamante. O formato e brilho também entram com força na hora de avaliar essa gema.
Então vamos lá!
–Naturais vs. cultivadas:
Pérolas naturais: se formam nos corpos, ou tecido do manto, de certos moluscos e sem ajuda humana de qualquer tipo. São mais raras.
Pérolas cultivadas: requerem intervenção e cuidados humanos. São a grande maioria das pérolas comercializadas hoje.
–Pérolas de água doce vs. água salgada:
Pérolas de água salgada:
Akoya – a mais tradicional e conhecida das pérolas. Produzidas no Japão. Seu tamanho varia de 2mm a 11mm de diâmetro, em média de 6mm a 8mm.
South Sea – já mais valiosa. Produzida na Austrália, Indonésia e Filipinas. O tamanho varia de 8mm a 20mm de diâmetro, em média 13mm.
Tahiti – Produzida nas ilhas francesas da Polinésia. Tamanho varia de 8mm a 14mm de diâmetro, em média 9,5mm.
Pérolas de água doce:
Produzida em lagos e lagoas na China e nos Estados Unidos. O tamanho varia de 4mm a 14mm de diâmetro.
–Características:
Formatos: a maioria das pérolas nunca atinge a forma redonda perfeita. Quanto mais redonda for, mais valiosa ela será. Os formatos em geral são:
Redonda, semi redonda, gota, oval e barroca.
Cores: tanto as naturais quanto as cultivadas podem ter uma ampla possibilidade de cores, quentes e frias, do claro ao escuro:
Branca, creme, champagne, cinza, negra, esverdeada, violeta, azulada, rosada.
Brilho: quanto maior o brilho, mais valiosa é a pérola. Por exemplo, as pérolas de água doce têm um nácar muito espesso, ao contrário das pérolas Akoya. Isso torna as pérolas Akoya mais delicadas do que as pérolas de água doce.
Excelente – os reflexos parecem brilhantes e nítidos
Muito bom – os reflexos parecem brilhantes e quase nítidos
Bom – os reflexos são brilhantes, mas não nítidos, e ligeiramente nebulosos nas bordas
Razoável – os reflexos são fracos e desfocados
Ruim – os reflexos são fracos e difusos
Agora estamos prontos para um investimento em pérolas! Primeiro passo é definir o quanto está disposto a investir. Depois escolha o tipo de pérola, o tamanho, a cor e observe o brilho.
E vamos para parte 2 desse post: as compras! Quais os acessórios escolher sem erro.